Curso de defesa pessoal em Cascavel

A Federação Paranaense de Taekwondo (FPTKD) e o Centro de Treinamento Zimmer promoveram um curso de defesa pessoal neste fim de semana, sábado (29) e domingo (30), em Cascavel. O curso foi ministrado pelo Mestre Josué Lima. Ele deu o treinamento para policiais militares, rodoviários, profissionais de segurança e atletas de Takwondo. “A importância hoje de se ter noções de defesa pessoal se dá em virtudes dos riscos que uma pessoa se envolve em situações do dia a dia, sobretudo nos momentos de distração. É uma pessoa andando com o celular na rua, dirigindo com o vidro do carro aberto... Tudo isso é um cardápio para o bandido assaltar. A defesa pessoal, antes de ser praticada, é preciso que a pessoa elimine situações de risco como esta”, explicou Josué. “Não adianta fazer o curso e não praticar. É preciso ter força, resistência e agilidade”, completou Josué, lembrando que em situações de assalto, a recomendação da polícia é que a vítima evite reação.

“No curso, nós passamos situações de risco de chão, situações contra soco e contra arma branca, mas principalmente, a prevenção”, concluiu Josué.

Ricardo Zimmer, presidente da FPTKD e diretor do CT Zimmer, comentou sobre os benefícios do curso de defesa pessoal. “Justamente porque dentro do Taekwondo existe a defesa pessoal. Devemos nos preparar para os imprevistos que podem ocorrer na rua. Tivemos profissionais da área de segurança no curso, mas também tivemos professores de Taekwondo e pessoas leigas que querem aprender um pouco de defesa pessoal”, concluiu Zimmer.