Maringá recebe a Copa Paraná de Taekwondo

A cidade de Maringá recebe a Copa Paraná de Taekwondo. O evento inicia nesta sexta-feira (24) e vai até domingo (26). A competição será realizada no Ginásio de Esportes Valdir Pinheiro (Vila Olímpica) e deve reunir cerca de 390 atletas. A Copa Paraná é a segunda competição mais importante do calendário do esporte no Paraná. “É classificatória para a Copa Brasil de Taekwondo e também conta pontos para o ranking nacional”, explicou Ricardo Zimmer, presidente da Federação Paranaense de Taekwondo (FPTKD), entidade responsável pela organização do torneio, juntamente com a Associação Maringá de Taekwondo. Os atletas que irão compor a Seleção Paranaense para a participação do Copa Brasil de 2018 serão selecionados a partir dos resultados deste campeonato. A Copa Paraná só fica atrás do Campeonato Paranaense de Taekwondo. Em abril deste ano, o Estadual foi realizado em Cascavel.

Zimmer conta que uma das novidades em Maringá vai ser o Festival de Parataekwondo. Atletas que possuem alguma deficiência física e intelectual, incluído cadeirantes, Síndrome de Down, amputados com uso de próteses ou equipamentos adaptados poderão participar. Os atletas que participarem do festival terão as suas inscrições isentas na competição. “É o primeiro ano que vamos fazer este festival. É um evento gratuito para todos os para-atletas que são portadores de deficiência física ou mental. Temos poucos atletas no Paraná com estas características então não será uma competição em si e sim uma apresentação”, disse o presidente.

 

Calendário

Além de cumprir as funções de técnico, Ricardo Zimmer aproveita o contato com outras lideranças do Taekwondo do Paraná para alinhavar as próximas competições deste semestre. O presidente lembra que no dia 16 de setembro, a cidade de Saudade do Iguaçu vai sediar o Campeonato Regional Open de Taekwondo. E em outubro, será realizado em Foz do Iguaçu o Brasil Open. “É uma seletiva aberta que vai reunir atletas de todo o Brasil”, disse.

Além disso, no mês de setembro, serão realizados os Jogos Oficiais do Estado do Paraná. Estas competições não são organizadas pela FPTKD, mas a entidade acompanha os atletas nestas competições.