Atletas da Seleção Brasileira em Cascavel

A 5ª edição do Campeonato Brasileiro de Taekwondo – categoria Poomsae – reuniu grandes nomes da modalidade em Cascavel. Três deles competiram na categoria Estilo Livre e terão outro grande desafio pela frente. João Carlos Soares, de 15 anos, Daniele Mello de Alencar, de 23 anos, e Vinicius de Moraes Gregorutti, de 30 anos, vão representar o Brasil no Campeonato Mundial, que será disputado em Taiwan, nos dias 15 a 18 de novembro.

João Carlos é atleta de Goiás e se diz pronto para representar o Brasil no Mundial. “Treino todos os dias se preparando para este campeonato. Estou bastante ansioso e bastante nervoso para o campeonato porque só terá atletas de alto nível”, disse João.

O atleta brasileiro destacou a passagem por Cascavel. “Ajudou bastante porque serviu para saber como eu estou para chegar lá”, disse. João também explicou as características do Poomsae Estilo Livre. “A mais marcante é a presença da música. Você tem que seguir o ritmo e a batida. Mas tem os itens obrigatórios. O chute lateral, o chute para frente enquanto pula, o giro, chutes em base de luta e bases obrigatórias. Tudo isso sem fugir do Taekwondo”, explicou o lutador.

Daniele vai competir na categoria acima dos 17 anos. Campeã em Cascavel, ela quer colocar o Brasil no topo do pódio em Taiwan. “Minha primeira meta é me superar, mas quero tentar algo inédito para o Brasil”, explicou ela.

Vinicius vai competir na categoria acima dos 17 anos. A meta do atleta é colocar o Brasil em evidência no Mundial. “O Brasil nunca teve atletas de estilo livre. O que eu quero é chamar a atenção para essa modalidade”, disse ele.

O Campeonato Brasileiro de Poomsae foi organizado pela Federação Paranaense de Taekwondo (FPTKD), em conjunto com a Associação Oeste-Paranaense de Taekwondo (AOPTKD), e teve a chancela da Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD). O presidente da FPTKD, Ricardo Zimmer, destacou a presença dos atletas da Seleção Brasileira de Poomsae, em Cascavel. “Nós temos o Campeonato Mundial em Taiwan e a etapa do Brasileiro em Cascavel já é uma fase preparatória para este campeonato. Todos os atletas da Seleção Brasileira estiveram aqui”, explicou Zimmer.