Cascavel recebe o Campeonato Brasileiro de Taekwondo Poomsae

Por se tratar de uma arte marcial, quando ouve falar em Taekwondo, uma pessoa que não é praticante logo pensa em combate, em luta. O esporte, porém, tem outras categorias como o Poomsae. A grosso modo, o Poomsae é uma ‘luta imaginária’. No entanto, o presidente da Federação Paranaense de Taekwondo (FPTKD), Ricardo Zimmer, conta que o Poomsae é uma ‘arte dentro do Taekwondo’. A perfeição dos movimentos é que define o vencedor nessa modalidade. “No Poomsae, o atleta de Taekwondo executa movimentos pré-determinados contra um oponente imaginário. Ele vai executar uma sequência de golpes e cada sequência tem as suas avaliações. Se a pessoa errar no movimento ou errar na base, isso afeta na avaliação do Poomsae”, explicou ele.

E essa arte poderá ser vista em Cascavel neste fim de semana. A cidade vai receber o Campeonato Brasileiro de Poomsae. O evento acontece no sábado (04) e no domingo (05) e será realizado no Teatro Municipal Sefrin Filho. A competição será promovida pela FPTKD, com chancela da Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD), em conjunto com a Associação Oeste-Paranaense de Taekwondo (AOPTKD). O Brasileiro de Poomsae tem o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Esportes (Sesesp) de Cascavel e Fundação de Esporte e Cultura de Cascavel.

De acordo com o Mestre Zimmer, são esperados 150 atletas. “Teremos participantes de vinte Estados. O torneio também é uma seletiva que vai formar a Seleção Brasileira de Poomsae de 2019”, completou ele.

Entre os destaques do Brasileiro estarão os membros da Seleção Brasileira que, em uma campanha histórica, conquistaram a segunda colocação geral, no masculino, e a quarta mais eficiente, entre as mulheres, no Campeonato Pan-Americano da modalidade, realizado em Spokane, nos Estados Unidos,no mês de julho.

 

Programação

A competição inicia neste sábado (04), às 9 horas da manhã. Serão disputados os Poomsae “reconhecido” e “estilo livre”, nas modalidades Individual Masculino e Individual Feminino; Par (um homem e um, mulher); Equipe Masculina (3 integrantes) e Equipe Feminina (3 integrantes); Estilo Livre Individual Masculino e Estilo Livre Individual Feminino; Estilo Livre Pares (um homem e uma mulher) e Estilo Livre Equipe (cinco integrantes incluindo dois homens e duas mulheres, mais um atleta reserva).

“Esse é um evento muito importante e Estado o Paraná iniciando no Poomsae, queremos muito aprender mais. Acreditamos que após as conquistas do Pan-Americano a modalidade irá crescer ainda mais no Brasil. Vamos receber os atletas da melhor forma possível e fazer um forte e bonito evento. Esperamos pela presença de todos”, completou Zimmer.

 

Doação

A Secesp sugere uma contribuição voluntária de quilo de alimento não perecível. Os alimentos arrecadados serão destinados às famílias previamente cadastradas no Provopar de Cascavel.