Curso de Formação de Taekwondo em Londrina

Um fim de semana em benefício do Taekwondo e aprimoramento dos profissionais envolvidos no Esporte. Foi realizado em Londrina o curso de formação, evento que começou no sábado (21) e encerrou no domingo (22). O curso reuniu 121 filiados entre professores, mestres e auxiliares. Um dos pontos altos do evento foi a assinatura do termo de convênio dos projetos aprovados pela Lei de Incentivo ao Esporte. A assinatura teve presença de Marcelo Richa, que foi um dos apoiadores destes projetos. O presidente da Federação Paranaense de Taekwondo (FPTKD), Ricardo Zimmer, enalteceu a organização do curso. “O evento foi um sucesso, um dos maiores ja realizados. Agradeço a todos os colaboradores, palestrantes e filiados”, disse.

 

Programação

O curso começou na manhã de sábado com o bombeiro Ricardo Vinci, que falou dos primeiros socorros nas aulas ou nas competições de Taekwondo. Na sequência, o Mestre Fernando Madureira, 6º DAN, técnico nas Olimpíadas de 2008 em Pequim e 2012 em Londres, e analista tático nos Jogos Olímpicos Rio-2016, abordou o tema Fundamentos de iniciação a competição. E depois falou sobre a alteração dos sistemas de treino devido à alteração de regras e pontuação.

Depois de uma pausa para o almoço, a jornalista Janaína Castro palestrou sobre Gestão e Planejamento de Marketing para Academias. O ParaTaekwondo também foi assunto no curdo. O Mestre Harley Ventura, classificador Nacional, informou sobre a classificação dos atletas nas competições de ParaTaekwondo.

Depois do café com Marcelo Richa, o curso prosseguiu com muitas atividades teóricas e práticas. O Mestre Ricardo Zimmer, 5º DAN e presidente da FPTKD, abordou o perfil do professor e princípios de gestão de aulas de Taekwondo. Além de falar sobre as atividades lúdicas voltadas a capacidades físicas. Zimmer foi coordenador da modalidade na Educação em tempo integral entre os anos de 2009 e 2017.

Domingo

No domingo (22), segundo dia de curso, novas atividades práticas e teóricas. O Mestre Odair Lopes Morais, 7º DAN, abriu os trabalhos com a palestra Taekwondo D+Eficiente. Nesta atividade foi abordado o desenvolvimento alternativo de técnicas do Taekwondo para cadeirantes, deficientes visuais e portadores da síndrome de Down.

Na sequência, o Mestre Josué Lima, 6º DAN e especialista em defesa pessoal, falou deu uma demonstração da defesa pessoal aplicada em aulas de Taekwondo.

Por fim, o Mestre Harley Ventura fez uma revisão geral de Poomsae e falou da didática do Poomsae.