Mérito dos atletas e técnicos no Brasileiro de Taekwondo

Faltou muito pouco para a Seleção Paranaense de Taekwondo conquistar o Campeonato Brasileiro de Menores. No evento, que ocorreu na cidade de Cuiabá (MT), entre os dias 7 a 10 de junho, o Paraná ficou com a segunda colocação na classificação geral, atrás apenas do campeão São Paulo. O Rio de Janeiro ficou com o terceiro lugar.

No Brasileiro, o Paraná contou com a participação de 62 atletas. A Seleção teve o presidente da Federação Paranaense de Taekwondo (FPTKD), Ricardo Zimmer, como um dos técnicos e chefe da delegação, e Ricardo Ferla, de Curitiba, como o coordenador-técnico. Os representantes do Estado ficaram com o título nas categorias Sub-21 e Cadete. A Seleção Paranaense foi vice-campeã na categoria Juvenil e ficou com o terceiro lugar no Infantil.

Na explicação do presidente, o título geral só não veio porque a Seleção Paranaense foi incompleta para o Brasileiro na categoria Infantil. E isso decidiu o título em prol dos paulistas. De qualquer modo, Ricardo Zimmer enalteceu os resultados conquistados em Cuiabá. “Ficou aquela pontinha de decepção porque não levamos a nossa equipe Infantil completa. E isso nos tirou alguns pontinhos em relação a São Paulo. Nós fomos campeões nas categorias do Sub-21 e do Cadete, fomos vice-campeões no Juvenil e ficamos com o terceiro lugar no Infantil. Foram resultados muito bons. Todos os nossos 62 atletas pontuaram. Alguns foram campeões. Os demais, se não perderam a final, chegaram nas semifinais ou nas quartas. Foi um desempenho acima da média no Brasil”, disse o presidente.

Ricardo Zimmer destacou a atuação de todos os treinadores para que o segundo lugar fosse consumado em Cuiabá. A Seleção Paranaense contou com o trabalho dos técnicos Eurico Chagas (Cascavel) e Elder Glatz (Peabirú) na categoria Sub-21.

Na categoria Juvenil, os técnicos foram Diogo Freire (Londrina), Rodrigo Ferla (Curitiba), Gilberto Morando (Saudade do Iguaçu) e Marcelo Sassaki (Curitiba). Na categoria Cadete, a Seleção Paranaense teve as orientações de Leoci Leandro (Pontal do Paraná), Leandro Felizberto, Daniel Myzokame e André Almeida, todos de Cambé. E, por fim, Aurélio Ubirajara e Karen Simoni, ambos de Curitiba, foram os treinadores da categoria Infantil. “Nós fomos com vários técnicos de todo o Estado, com seus respectivos atletas, e todos nos ajudaram a angariar este vice-campeonato, principalmente nas conquistas do Sub-21 e no Cadete”, finalizou o presidente.

Todos os atletas paranaenses que conquistaram medalhas:

Categoria Infantil
Júlia Bebert - Ouro
Fábio Vinicius de Araújo  - Prata
Eduarda Simoni - prata
Clara Sato - bronze

Categoria Cadete
Clauder Gomes - Ouro
Álvaro Vinicius - Ouro 
Eliana Goetten - Ouro
Ana Clara Ferla - Ouro 
Lucas Soares - Prata 
Matheus Jacob - Prata
Cristiano Santos - Prata
Camila Vitória - Prata
Leonardo Vieira- Bronze
Priscila Luiza Ferreira - bronze
Mariana Soares de Andrade - bronze 
Eduarda Tozo - bronze

Categoria Juvenil
Gabriela Aguilar Silva - Prata
Giovanna Schadorsin - Ouro
Livia Borba - Ouro
Ana Paula Alves - Ouro
Matheus Gonçalvesde Melo - bronze
Cássio Fugueto - Prata
Matheus Gabriel Luiz da Silva - Prata
JoãoPedro Camilo Rosa - Prata

Carlos Henrique Silva - bronze

Categoria Sub-21
Heduarda Sabadin - Prata
Maria Isabelly  Ferreira - Prata
Lara Maria Brasil - Ouro
Fagner Dantas - Ouro
Leonardo Bondesan - Prata
Mateus Glatz - Ouro
Lucas Ostapiv - Ouro
Jhonatan Alves - ouro

Lucas Daltoe - bronze

Lenon Leoni - bronze