PROTOCOLO DE RETORNO AOS EVENTOS ESPORTIVOS

Esse planejamento tem como objetivo estabelecer protocolos para o retorno da aos eventos esportivos, otimizando assim a segurança do atleta e de demais pessoas presentes no campeonato.  A prioridade deve ser sempre a preservação da saúde.

 

Orientações específicas

Como o Taekwondo é um esporte de contato e de uso de materiais de proteção compartilhado entre os atletas, o protocolo foi elaborado para preservar e proteger, atletas, técnicos, árbitros, dirigentes e públicos em geral. O protocolo foi elaborado divido em 4 áreas importantes para a funcionalidade do campeonato.

Além das orientações abaixo, a Federação junto ao organizador deverá disponibilizar álcool 70% em locais estratégicos dentro do ambiente da competição.

 

1 – Público e participantes

Os Campeonatos estaduais de Taekwondo tem uma média Geral de 800 atletas inscritos e um total de 1200 pessoas presentes nos eventos, entre árbitros, técnicos, mestres e familiares.

Geralmente as competições das categorias são realizadas em dois dias das 9h as 19h. Neste evento será em três dias separando bem as categorias para não haver aglomeração.

O campeonato vai ser organizado com metade de inscritos e com uma redução de pessoas no evento. Será limitado um número de 400 atletas inscritos, sendo 200 para a categoria faixa preta e 200 para a categoria colorida. O campeonato será aberto a partir da categoria infantil (acima de 9 anos), não aberto as categorias fraldinha e mirim, reduzindo assim a presença de público, já que para as categorias, fraldinha e mirim, observa-se a presença de 2 familiares para cada participante.

O Organizador do evento junto a Federação Paranaense irá demarcar o espaço com fitas demarcadoras na arquibancada  para cada equipe, respeitando o espaçamento de 5 a 10 mts entre as equipes.

A entrada será restrita para o público Geral, permitida a entrada no local de evento somente tecnicos, atletas e 2 familiares dos atletas menores todos com credenciamento. Haverá staffs nas entradas  do ginásio com alcool em gel e medidores de febre. As entradas do ginásio também serão restritas a uma entrada.

A equipe deverá informar para a Federação os familiares de seus atletas que estarão presentes no campeonato para providenciar o crachá para poder adentar ao ginásio. A data limite para o envio da relação será informado pela Federação Paranaense de Taekwondo.

Os horarios das lutas serão colocados nos meios de comunicação da Federação para que diminua a concentração de pessoas das equipes.

O uso de máscara será obrigatorio em todos os locais da competição, exceto quando o atleta entrar em quadra para a luta.

Os arbitros e mesarios deverão estar usando máscaras. Todos estes passarão constantemente por higienização das mãos com alccol 70%.

 

2 – Materiais eletrônicos

Os materiais eletrônicos de uso comum entre os participantes serão higienizados após cada luta. A Federação Paranaense de Taekwondo  junto com o organizador do evento vai disponibilizar 1 pessoa responsável por quadra para realizar a higienização com álcool 70 % dos materiais utilizados e que são compartilhados entre os atletas (capacetes e protetores eletrônicos de tórax além das botinhas eletrônicas).

Os tatames serão higienizados a cada 1(uma) hora de competição, com a assepsia recomendada por órgãos de saúde.

O árbitro central irá realizar a higienização dos cartões aos técnicos a cada fim de luta.

 

3 – Pesagem

A pesagem será realizada com horário marcado para cada equipe, evitando assim as filas durante a pesagem. Os horários serão agendados pela Federação Paranaense de Taekwondo e publicados até 48 horas antes para as equipes poderem se programar.

Todos os atletas e árbitros que irão conduzir a pesagem, deverão estar de máscaras.

Será demarcado um espaçamento de 1,5 mt para os atletas que estão esperando a pesagem. A fila de espera será somente para os atletas da equipe  permitida para aquele determinado horário, não sendo permitido atletas de outras equipes com horário agendado para outro momento.

 

4 – Área de aquecimento

Será permitido apenas na área de aquecimento somente os atletas das categorias em disputa além dos técnicos cadastrados para trabalhar no evento.

Os técnicos deverão estar com crachás para poder adentrar a área de aquecimento. Os técnicos vão ter que se inscrever na plataforma de inscrição para a liberação dos crachás e também para controle de acesso.

NÃO SERÁ PERMITIDA A ENTRADA DE DEMAIS PESSOAS QUE NÃO ESTEJAM ENVOLVIDAS NA AREA DE AQUECIMENTO E NEM DE TÉCNICOS SEM CRACHÁ.

PROTOCOLO DE RETORNO AOS EVENTOS ESPORTIVOS