Atletas do Taekwondo do Paraná participam da seletiva para Gymnasíade

A cidade de Matinhos, no litoral paranaense, foi sede, no último fim de semana, no sábado (15) e no domingo (16), do Campeonato Paranaense Escolar de Taewkwondo. A competição foi realizada na Arena Vicente Gurski e teve 22 instituições de ensino, com alunos/atletas nascidos em 2003 e 2005.

A competição foi organizada pela Federação do Desporto Escolar do Paraná (FPDE) com supervisão da Federação Paranaense de Taekwondo (FPTKD). A competição foi uma seletiva com o intuito de formar a Seleção Paranaense de Taekwondo quer irá representar o Estado na Seletiva Nacional para a Gymnasíade. Este evento será nos dias 02 e 05 de junho, em Florianópolis, em Santa Catarina. A Gymnasíade é uma espécie de Olimpíada escolar, que ocorre a cada dois anos. “É fundamental para o desenvolvimento do desporto escolar do Paraná essa parceira com a Federação Paranaense de Taekwondo, que ficou com a responsabilidade da parte técnica. Esta é a entidade que consegue chegar ao professor, ao aluno e ao atleta da modalidade. É de fundamental importância essa parceira. O Taekwondo é uma modalidade que está contemplada no calendário nacional e internacional todos os anos, seja na Gymnasíade ou no Combat Games. Já não é primeiro evento em parceira entre as duas federações e isso demonstra que a gente tem um objetivo único de oportunizar os alunos/atletas, os professores, os mestres técnicos e as entidades técnicas. Isso fortalece todo o sistema. É mais um modelo de gestão conjunta entre as duas federações para alguns eventos”, avaliou Clesio de Marins Prado, presidente da Federação do Desporto Escolar do Paraná (FDE-PR). Em Matinhos, o Paraná esteve representado por atletas de Cascavel, Londrina, Saudade do Iguaçu, Curitiba, Pato Branco entre outras cidades.

Resultados da Seletiva Escolar

Os classificados

Poomsae

Khauan dos Santos Lourenço - Londrina

Rayssa Eduarda Soares - Londrina

Rhuan dos Santos Lourenço/Rayssa Eduarda Soares - Londrina

 

Luta Feminino

Hemilyn Thomas Butinge - Saudade do

Iguaçu

Brenda Kamili Soares de Andrade - Curitiba

Ana Clara Sovierzoski Ferla - Curitiba

Giovanna Campos Schardosin - Saudade do

Iguaçu

Brenda Luiza Favero - Saudade do

Iguaçu

 

Luta Masculino

Rhuan dos Santos Lourenço - Londrina

Felipe de Oliveira Andrade - Curitiba

Vinícius Rafael dos Santos - Pato Branco

Erick Luis Kupczi - União da

Vitória

Matheus Gabriel Luz da Silva - Londrina

 

Open Sul

No mesmo fim de semana da Seletiva para a Gymnasíade, a cidade de Matinhos também sediou o Open Sul de Taekwondo. A realização do Open Sul foi da Secretaria Municipal de Matinhos e Academia Shekinah, do Mestre Maurício.