Paraná se destaca no Campeonato Brasileiro de Parataekwondo e Poomsae

O Centro Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, foi sede, no último fim de semana, do Campeonato Brasileiro de Parataekwondo e do Campeonato Brasileiro de Poomsae. No Parataekwondo, o Paraná foi destaque com o vice-campeonato na classificação geral. O Estado teve oito medalhas, sendo três de ouro, três de prata e mais duas de bronze. O Paraná ficou atrás do anfitrião São Paulo, que foi o campeão geral da competição, mas ficou à frente do Rio de Janeiro, o terceiro colocado. O presidente da Federação Paranaense de Taekwondo (FPTKD), Ricardo Zimmer, destacou o desempenho da delegação paranaense, que contou com apenas onze atletas. O Paraná participou do Brasileiro de Parataekwondo pela primeira vez. “O Paraná teve um resultado expressivo no Brasileiro de Parataekwondo. Tanto é que no ano passado não participamos da competição. Esta foi a segunda edição e conseguimos levar onze atletas. Perdemos apenas para São Paulo que tem a metade da Seleção Brasileira. Então acredito que foi um resultado muito bom. Mas muito além dos resultados, foi um campeonato no qual a gente percebe como é gratificante trabalhar com os atletas especiais”, disse o presidente.

 

A primeira medalha de ouro para o Paraná foi na classe P20 com Beatriz Silvestri. Eduardo Fillus foi campeão nessa classe no masculino. E Jeferson Amaral, que foi destaque em uma reportagem postada na semana passada, foi campeão na classe P10 para deficientes visuais. Os três são atletas de Cascavel. As três pratas foram conquistadas por David Jones, de Peabiru, Pedro Vieira, de Maringá, e Camila Macedo, também de Maringá.

A medalha de bronze foi de Kevin Martignoni, de Cascavel.

A FPTKD faz um agradecimento especial aos atletas pelo vice-campeonato no Brasileiro de Parataekwondo. O Estado foi bem representado pelos atletas e pelos técnicos Wendreu Mota, Helder Glatz, Ricardo Zimmer, pelo árbitro Henrique e pelo classificador Harley Ventura.

 

Poomsae

O Paraná também teve atletas que se destacaram no Campeonato Brasileiro de Poomsae, competição que ocorreu no sábado (07). Na faixa preta, categoria Cadete, os irmãos gêmeos Thais Ayumi Hashimoto e Gabriel Sotogiro Hashimoto, de 14 anos, atletas de Londrina, conquistaram a medalha de bronze. E na categoria Adulto, João Vitor Ramos Batista e Janaína da Silva Machado, de Francisco Beltrão, também faturaram o bronze.

O Paraná foi destaque nas faixas coloridas com o terceiro lugar geral. Ao todo, foram três medalhas de ouro, duas de prata e uma de bronze. Essas medalhas foram conquistadas por Alan Matheus da Silva (Ouro – Individual), João Otávio da Silva (Ouro – Individual), Talita dos Santos Silva (Ouro – Individual), Gustavo Rotta (Prata – Individual), Kelly Eduarda Pansera (Prata – Individual) e Luana Ribeiro (Bronze – Individual).

“Na categoria faixa preta não conseguimos levar a equipe completa. Levamos apenas quatro competidores. E estamos em fase de amadurecimento no Poomsae. Mas os novos atletas já estão dando frutos nas faixas coloridas. São os nossos futuros campeões, que ainda que vão passar pelo processo de lapidação”, disse Zimmer.

A FPTKD também parabeniza os atletas e técnicos pelos resultados obtidos no Brasileiro de Poomsae.