PARANÁ EM AÇÃO NO CAMPEONATO BRASILEIRO DE POOMSAE

O Taekwondo do Paraná estará muito bem representado no Campeonato Brasileiro de Poomsae. A competição inicia nesta sexta (06) e vai até domingo (08). O evento será no Centro Paralímpico Brasileiro, em São Paulo. A Associação Deportiva Taegeuk, de Francisco Beltrão, levará sete atletas: João Vitor Ramos Batista, Janaina da Silva Machado, Alan Matheus da Silva, Gustavo Rotta, Kelly Eduarda Pansera, Luana Ribeiro e Talita Santos Silva. Além deles, estarão em ação no Brasileiro de Poomsae os irmãos gêmeos Thais Ayumi Hashimoto e Gabriel Sotogiro Hashimoto, da Academia Madureira, de Londrina.

O professor Ricardo Luis Betiato falou sobre a presença dos atletas beltronenses na competição, em São Paulo. “Nós vamos com alunos que estão participando pela primeira vez desta competição. Então, a expectativa é de adquirir experiência e fazer uma boa apresentação”, disse.

Apesar de ser a primeira experiência dos atletas, Betiato se mostra seguro em virtude de todo o trabalho realizado ao longo do ano. “A nossa preparação vem ocorrendo desde o nosso campeonato Paranaense e se intensificou depois do Festival em Cascavel, onde conseguimos corrigir alguns erros técnicos e o ritmo da nossa apresentação. Também conseguimos ir para São Paulo para participar de alguns cursos, que contribuíram de forma impar na preparação dos atletas”, relatou ele.

O Campeonato Brasileiro de Poomsae é uma competição seletiva para formar a Seleção Brasileira de 2020. Esse fator pode até aumentar um pouco a pressão sobre os lutadores. Mas o desejo, segundo Betiato, é tentar desbancar os favoritos e subir no pódio. “Com os demais alunos e atletas de seletiva, a expectativa é sempre alcançar o pódio através de uma boa apresentação. Embora sabemos da dificuldade que é enfrentar São Paulo e Rio de Janeiro, que já possuem campeonatos fortes de Poomsae em seus estados”, finalizou o professor.