Uma luta dentro e fora dos tatames no Taekwondo

Cascavel é um celeiro de bons atletas de Taekwondo. Um grupos de 17 bravos lutadores está se preparando para a competição mais importante da temporada. No próximo mês, eles vão representar o Estado do Paraná no Super Campeonato Brasileiro da modalidade. A vaga no certame nacional foi conquistada no Campeonato Paranaense de Taekwondo, em Londrina, no mês de maio. Apenas os campeões e vices de cada categoria no certame estadual estão garantidos no Super Brasileiro.

Só que a luta destes atletas vai muito além dos tatames. A preparação para o Brasileiro continua intensa com os treinamentos. Os lutadores, porém, precisam correr contra o tempo para arcar os custos da viagem para o Rio de Janeiro. Por isso, eles estão realizando diversas ações para levantar o dinheiro necessário. Uma delas é uma rifa que é vendida pelos próprios atletas. E no próximo dia 20 de julho, será realizado um bingo para complementar a verba necessária.

O sacrifício feito pelos lutadores foi expressado nas palavras de Lara Maria Brasil, lutadora experiente que já disputou o Campeonato Brasileiro de Taekwondo em quatro ocasiões e conquistou dois títulos nacionais. Ela se prepara para a sua quinta participação no Brasileiro. E, entre um treino e outro, tenta vender o máximo possível de números da rifa. “Eu estou completando oito anos de trajetória no Taekwondo e é muito difícil ser atleta. No nosso caso, não é só treinar. Temos uma preocupação a mais porque não temos apoio. Enquanto estamos treinando, ficamos pensando: ‘será que vamos ter dinheiro para ir para a competição?’ Já passei fome em aeroporto, já fiquei sem dinheiro para voltar...Então fazemos essas ações como a rifa e bingo. Se não fizermos isso, ninguém vai fazer isso pela gente. Se deixarmos de correr atrás do sonho, não vamos a lugar nenhum. Temos que lutar mesmo pelo que a gente quer”, disse a lutadora.

Sobre o bingo do dia 20 de julho, o técnico Ricardo Zimmer também fez um apelo. “O bingo será no Salão Comunitário do Bairro Pacaembu. São vários brindes que ainda estamos arrecadando e se tiver alguma empresa que queira doar alguns brindes, a gente agradece muito. O sorteio da rifa que estamos vendendo será no dia do bingo”, disse.