Campeonato Paranaense de Taekwondo é sucesso absoluto

Uma competição que evidenciou a qualidade e a competitividade do Taekwondo do Paraná. A cidade de Londrina foi sede da 37ª edição do Campeonato Paranaense de Taekwondo. As disputas foram realizadas no ginásio Moringão, começaram na última sexta-feira (17) e terminaram no domingo (19). A organização foi de responsabilidade da Federação Paranaense de Taekwondo (FPTKD), em conjunto com a Fundação de Esportes de Londrina e do Instituto Paranaense de Esporte e Cultura de Londrina. O torneio reuniu 55 associações de Taekwondo e teve a participação de 714 atletas.

O presidente da FPTKD, Ricardo Zimmer, enalteceu a grande novidade no Campeonato Paranaense: a transmissão ao vivo pelas redes sociais. “A competição se desenvolveu de uma maneira muito boa. Foi a primeira vez que nós fizemos uma transmissão ao vivo pelo Facebook das lutas seletivas. Nós tivemos o terceiro maior público de atletas de todos os tempos. Isso superou nossas expectativas. Foi a primeira vez que organizamos um evento com oito quadras (no ginásio Moringão) e todas elas funcionando de maneira simultânea. Temos que enaltecer a organização e todos os mestres e professores, que fazem parte da Federação Paranaense de Taekwondo, e que nos ajudaram a trazer esse grande público. Tivemos mais de duas mil pessoas no ginásio”, elogiou Zimmer.

O presidente ressaltou ainda que os campeões e vice-campeões estão classificados para o Super Campeonato Brasileiro, que será no Rio de Janeiro, entre os dias 14 a 18 de agosto. “Nesse ano foram classificados os campeões e vice-campeões de cada categoria para o Super Brasileiro. A Seleção Paranaense vai representar o Estado nessa competição. Eu vi uma seleção muito forte, que vai lutar pelos primeiros lugares lá no Rio. Todos os que formaram a Seleção já são atletas bem experientes. Tivemos algumas renovações na Seleção, mas são renovações que vão dar muito trabalho. São gerações muito boas que temos agora nas categorias Cadete, Juvenil e Sub-21”, concluiu o presidente.

Na classificação geral, o título ficou com o time anfitrião. A Academia Madureira, de Londrina, somou 321 pontos e subiu no lugar mais alto do pódio. A segunda posição ficou com a Academia Rodrigo Ferla, de Curitiba, com 176 pontos. A Academia Roselee de Taekwondo garantiu a terceira posição com 122 pontos. A Associação Oeste-Paranaense de Taekwondo (AOPTKD) ficou com o quarto lugar com 103 pontos, um a mais que o Gilberto Taekwondo Team, o quinto colocado com 102 pontos.

A Academia Dragon Force Taekwondo fechou a competição em sexto lugar com 77 pontos. A Associação Cambé de Taekwondo somou 73 pontos e ficou com a sétima posição. O oitavo lugar ficou com a Associação Sudoeste de Taekwondo, que obteve 71 pontos. Em nono lugar, ficou o Maycon Piva Team, que somou 46 pontos. E a Associação Maringá de Taekwondo fechou as dez primeiras posições com 45 pontos.